quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dallas is "bigger and better" mesmo

Apesar de tantos carros rodando por aqui, não vi nenhum acidente, felizmente. Minha amiga disse que acontecem, sim, sobretudo na 75.

Hoje fui até a YMCA daqui (ACM) (http://www.ymcadallas.org/index.cfm?FuseAction=Page&PageID=1000000). Lotadíssima! Quase não há lugar para estacionar. Acho que Dallas toda estava lá, por isso não tem ninguém pelas ruas...9h30 e gente de todas as idades circulando ali. Pessoas de muita idade fazendo sua ginástica; garotões fazendo umas manobras que parecem militares; mulheres fazendo pilates, e por aí vai. As instalações são amplas e muito boas, aparentemente. Há outras academias pela cidade, mas vão lá porque há planos familiares e sai mais barato.

Entre a casa de minha amiga e a YMCA levamos uns 10 ou 15 minutos. Em SP não levaríamos menos de 30 minutos com o trânsito caótico dos dias de hoje.  Ah, e o tal engarrafamento que têm por aqui é fichinha se comparado ao de S.Paulo, mas o pessoal fica preocupadíssimo e quase em pânico com o que acontece por aqui.

Depois da passagem pela ACM local, um café americano comme il faut em casa de minha amiga.

Como ela trabalha (alguém tem de), peguei uma carona para os lados da universidade Antes, fui apresentada a seus chefes. Conheci o Sr. Hard, que foi muito simpático, e mais tarde o restante da família: Sra. Hard, Alexander e Sophie. Todos muito simpáticos; receberam-me maravilhosamente. Depois fui para o campus da SMU (http://www.smu.edu/), universidade do Texas em Dallas.

O campus é imenso (vejam fotos e filmes no link abaixo).  Uma maravilha de limpeza, ordem, manutenção, planejamento.  Visitei o Meadows Museum (http://smu.edu/meadowsmuseum/), que fica no campus. É uma das maiores coleções de arte espanhola.  Realmente, nunca vi tanto Velázquez, Ribera, Goya, etc., juntos como ali.  Um prédio magnífico, com um jardim de esculturas lindas. Atendimento super, até porque eu era a única visitante. Aquela enormidade de museu e só eu lá, além dos funcionários.  Dá umas 3 pinacotecas de SP, mais ou menos. Foi uma visita linda!

Depois andei pelo campus por quase uma hora e dei uma paradinha num jardim (University Park) para descansar. De novo:andei, andei, andei e só dava eu.

Vi uma casa para vender no University Boulevard, que é um lugar lindíssimo, por US$ 1,995MM, o que dá uns R$ 3,7 milhões. Pelo tamanho da casa e pelo local (não temos nada parecido por aí, com certeza, em nenhuma cidade) é um preço bem camarada...

Mais tarde visitamos Lakeside Park (http://www.yelp.com/biz/lakeside-park-dallas), muito bonito! E Highland Park (http://en.wikipedia.org/wiki/Highland_Park,_Texas), o chique no úrtimo daqui...

E por fim, o Galleria (http://www.galleriadallas.com/), um outro shopping bem bacana, com marcas de primeira.  Garantiram-me que todo mundo estaria por aqui...e eu acreditei...

Curiosidades:
-a cidade é muito plana, portanto pode-se andar muito sem se cansar, e os motoristas não puxam o freio de mão por aqui, justamente por esse motivo (plano). Pecebi isso pois, entrando nos carros de meus amigos, o carro balançava um pouco. Aí perguntei, e é isso mesmo;
-pode-se sacar o celular, notebook, ipad sem o pavor que temos em casa. Claro que há problemas de violência por aqui, mas aparentemente são de invasão de residências. Parece que a bandidagem daqui gosta de coisas maiores. Lembrando: Dallas é uma das cidades mais perigosas dos EUA, segundo alguns rankings;
-o ar condicionado funciona 24 x 7. Parece que estou tendo sorte, i.e., não está tão calor, mas o clima é bem seco (raramente me acontece, mas meus lábios estão meio rachados);
-não faltam lixeiras na cidade, diferente de SP em que tenho de caminhar muito para achar uma ou até descartar em casa por falta desse equipamento urbano;
-já me acostumei a não precisar olhar para os lados para atravessar a rua (só nos faróis é preciso esperar, nos demais cruzamentos, não). O pessoal para mesmo para o pedestre passar;
-quando há placa de STOP (não farol), quem parou primeiro tem a preferência do cruzamento. E respeitam isso tanto que o trânsito flui e não vi nenhum acidente;
-conversei com várias pessoas daqui. Fazem perguntas, são simpáticos, interessados, atenciosos. Na verdade, mesmo americanos de outras regiões dizem que o pessoal de Dallas é muito cordial.

Amanhã é meu último dia por aqui. Na verdade manhã, pois começo minha viagem de volta no meio da tarde. Minha amiga vai me levar a um dos lagos daqui. Vamos ver se será possível de fato.

Próximo e último post, só chegando em casa.

Link para fotos e vídeos:
https://picasaweb.google.com/miriamkeller/Dallas19052011?feat=directlink

Um comentário:

  1. Vc realmente sabe aproveitar num curto espaço o máximo do lugar.Quero saber das novidades ao vivo. Abraço.

    ResponderExcluir